quinta-feira, 23 de março de 2017

marketing juridico

A função do marketing, de acordo com Certo e Peter (1993, p. 371), é “facilitar as trocas entre uma organização e seus compradores das indústrias ou usuários finais”. Para isso, as empresas buscam – por meio do marketing – estratégias de diferenciação da concorrência que, conseqüentemente, atraem e mantêm clientes, gerando vendas e lucros.

Desta forma, o marketing está muito mais vinculado com a diferenciação propriamente dita do que com a venda em si. A propaganda é uma das ferramentas que devem fazer parte do plano estratégico de marketing – quando permitidas pelo setor ao qual pertence a organização. Kotler (2000, p. 596) a define como “qualquer forma remunerada de apresentação não-pessoal e promocional de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado”. Churchill e Peter (2000, p. 293) afirmam que a publicidade é “a comunicação vista como não paga de informações sobre a organização ou produto, geralmente por alguma forma de mídia”.


marketing advogado
marketing juridico
captar clientes na advocacia
curso de marketing juridico
marketing para advogados
 Justamente por ser vista pela mídia como notícia e não com caráter de informação paga, a publicidade geralmente tem mais credibilidade por parte do público em geral do que a propaganda. Essas definições são de extrema importância para o meio jurídico, pois são elas que auxiliarão os profissionais do setor a analisarem e definirem quais práticas podem ser utilizadas de forma ética nesse segmento, já que o Código de Ética da OAB –

justamente visando erradicar qualquer dúvida a respeito – estabeleceu que só é permitida a publicidade de forma informacional, ou seja, sem a conotação e finalidade de captação de clientes, visando apenas esclarecer fatos jurídicos de interesse da sociedade. 6.2 Planejamento estratégico de marketing Um dos principais pontos a serem analisados e estabelecidos pelas organizações é o planejamento estratégico de marketing. É ele que irá guiar as ações e ferramentas que serão desenvolvidas e utilizadas pela empresa, considerando uma análise detalhada dos ambientes nos quais a mesa está inserida, de forma a otimizar as decisões e, conseqüentemente, trazer resultados concretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário